Dia 5 e 6 de Dezembro 2011, Projecto BIIG em Évora

O Projecto BIIG foi a Évora para, em conjunto com o Departamentos de Artes Visuais e Design da Universidade de Évora, lançar o desafio aos/às jovens évorenses , nomeadamente aos/às jovens alunos/as daquele Departamento,  de  criar um projecto artístico com a temática do género. 

Nesse âmbito, o Projecto BIIG teve dois dias em Évora, a 5 e 6 de Dezembro, naquele Departamento.  Dois dias durante os quais os/as jovens puderam consultar todo o nosso espólio bibliográfico, nomeadamente na área das Artes e dos Feminismos. Para além do mais, dinamizamos uma palestra sobre (Des)Igualdade de Género, de modo a dotar os/as presentes das ferramentas necessárias para  criar o seu projecto artístico. Aproveitamos ainda estes dois dias em Évora para preparar, juntamente com a Câmara Municipal de Évora, a Semana pela Igualdade de Género de Évora e para, no âmbito do Projecto BIIG, reunir com representantes do IPDJ (Instituto Português do Desporto e da Juventude) de Beja, Évora, Portalegre e a coordenadora do Projecto Escolhas de Estremoz.


O desafio denominado “Itinerâncias - artes visuais, design e género”, tem como principais objectivos:
- Elaborar projectos artísticos coerentes em contextos alargados e multidisciplinares, tendo em conta a área das Artes Visuais e Género, em resposta a necessidades do foro artístico pessoal, mas também, cívicas e sociais;
- Contribuir através da criação artística e da sua exposição para a eliminação das desigualdades de Género e outras;
- Criar parcerias com organizações culturais com intervenção nas problemáticas sociais relevantes para a área de especialização.

Sugestões de abordagem temática:
O Género na toponímia de Évora, ou de outra localidade, especialmente da região Alentejana;
Direitos humanos e Género;
O Género no quotidiano;
Género e identidade;
Mas especialmente tudo o que o vosso interesse, imaginação e demais faculdades ditar!


Os trabalhos serão expostos no decorrer da Semana pela Igualdade de Género de Évora (19 a 25 de Março)  e integrarão posteriormente, mediante autorização dos/as seus/suas autores/as a Biblioteca Itinerante do Projecto, podendo inclusive serem objecto de outras exposições nos Concelhos envolvidos no projecto .


Se quiseres saber mais sobre esta iniciativa entra em contacto connosco! ( This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. )

 

.::Destaque::.

destaque2
cartaz_01.jpg

Newsletter

Free business joomla templates