Encontro "A Violência em Contexto Escolar e Doméstico"

No âmbito da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Crato, surgiu a ideia de se desenvolver um encontro sobre a violência doméstica, violência no namoro e bullying. O objectivo desta acção consiste em sensibilizar a comunidade escolar para o elevado número de situações de violência doméstica e escolar que se registam todos os anos em Portugal.

 

Para concretizar este objectivo a Câmara Municipal do Crato, em parceria com o Agrupamento de Escolas do Crato e a Escola Profissional Agostinho Roseta promove o encontro "A Violência em Contexto Escolar e Doméstico" no dia 19 de Março, na Escola EBI/JI do Crato - Prof.ª Ana Ferreira Gordo. Este encontro contará com a presença de oradores de diferentes Entidades e Instituições, que irão falar sobre os temas da violência doméstica, da violência no namoro e do bullying, culminando um trabalho desenvolvido por alunos das duas escolas, de pesquisa sobre estas temáticas, bem como a realização de diferentes actividades como peças de teatro, sketches e outras.

Também nos dias 4 e 5 de Janeiro, a Associação União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), esteve presente na Vila do Crato, onde realizou sessões e debates na comunidade escolar e promoveu uma biblioteca itinerante, para os jovens consultarem documentação sobre estas temáticas.

Esta Associação de âmbito nacional, empenha-se em diferentes causas e pretende despertar a consciência feminista na sociedade portuguesa. A UMAR, tem diferentes projectos direccionados para a temática da violência e neste momento, encontra-se a desenvolver um projecto na região do Alentejo "Biblioteca Itinerante pela Igualdade de Género", que desenvolve sessões de sensibilização e debates nas áreas de igualdade de género, cidadania e direitos humanos em Escolas, Municípios, Bibliotecas, Associações e Instituições. O seu objectivo é envolver os jovens na cooperação para a eliminação de estereótipos sociais e de género, bem como a discriminação e exclusão social.

Com a realização do encontro "A Violência em Contexto Escolar e Doméstico", o Município do Crato e a Comunidade Escolar do Concelho, pretendem que os jovens se consciencializem e tenham uma postura pró-activa na eliminação deste flagelo social.

 

.::Destaque::.

destaque2
cartaz_01.jpg

Newsletter

Free business joomla templates