Projecto Mudanças com Arte

Eng »»

Como surgiu?

Resultado de uma candidatura ao Programa Operacional Potencial Humano, no âmbito do QREN, eixo 7 – Igualdade de Género, tipologia 7.3 – Apoio Técnico e Financeiro às ONG, constituiu-se o mais recente projecto da UMAR na zona Norte do país, designado Mudanças com Arte II – Jovens Protagonistas na Prevenção da Violência de Género, em implementação desde o dia 9 de Janeiro de 2012.

A quem se destina?

Este projecto desenvolvido prioritariamente em escolas, tem como objectivo a prevenção da violência de género e a promoção dos direitos humanos junto de jovens alunos/as do 3º ciclo e do ensino secundário.
Concomitantemente, e na percepção que a conscientização dos/as jovens só se dará com a intervenção dos diversos agentes educativos, o projecto contempla também o trabalho com os pais e/ou encarregados de educação, os/as professores/as e os /as auxiliares de acção educativa, através de sessões de sensibilização.

Como funciona?

A UMAR implementa um programa de acção sistemática com os/as jovens, por turmas, explorando diversos temas no domínio da prevenção de comportamentos de violência.
É de salientar que apesar do projecto ter sido financiado apenas desde Novembro de 2008, esse já se encontra em funcionamento pela UMAR, em diversas escolas, há cerca de sete anos lectivos.
A aplicação do Programa pressupõe a utilização de uma abordagem metodológica qualitativa, de base participativa, onde sejam desenvolvidas vivências pessoais e grupais, com o recurso a dinâmicas e estratégias de sensibilização, que impulsionem uma mudança de atitude dos/as jovens, no sentido do aumento da auto-estima, bem como o compromisso e a co-responsabilidade necessária ao desafio de um processo de discussão/informação sobre a violência e a construção de uma cultura de paz. A proposta é favorecer um grupo, pensante, reflexivo e sensibilizado, capaz de mudar e agir em situações ligadas às temáticas trabalhadas, envolvendo os demais actores sociais das suas comunidades, nomeadamente família e docentes/as.
As sessões deverão desenvolver-se em três momentos:
1) Momento organizador: lembrar os conteúdos da sessão anterior (5 minutos iniciais) e explicitar os conteúdos a tratar na respectiva sessão;
2) Momento de desenvolvimento: exploração dos temas e actividades propostos para a sessão;
3) Momento de avaliação: reflectir sobre o que se aprendeu e como decorreram as actividades (5 minutos finais).
O programa será implementado de acordo com o estabelecimento de um protocolo com a escola, e decorrerá na aula de Formação Cívica, na presença do respectivo/a Director/a de Turma, e com carácter quinzenal. O objectivo é a realização de um mínimo de 15 sessões, durante o ano lectivo, e a aplicação do programa na mesma turma em dois anos lectivos consequentes.

Quais os objectivos?

Assim, a intervenção com jovens no contexto das sessões do Projecto visam:
- Aumentar a sensibilidade dos/as jovens para o respeito pela diferença e pela Igualdade de Oportunidades e empoderá-los/as, construindo-se como sujeitos e agentes da sua própria mudança;
- Contribuir para a tomada de consciência quanto aos temas desenvolvidos;
- Capacitar os/as jovens na recusa efectiva da violência como forma de relacionamento entre géneros sensibilizando para novos comportamentos e prevenindo a violência de género;
- Desenvolver com os/as jovens valores, atitudes e princípios saudáveis, no sentido de os capacitar a construir relações afectivas, de amizade e de trabalho assentes na paz e no respeito por si mesmos/as e pelos/as outros/as;

Quais os temas explorados?

Por conseguinte, os objectivos anteriormente referidos deverão ser alcançados no decurso das sessões promovidas pelas técnicas do projecto, e nas quais serão explorados os seguintes temas:
- Direitos Humanos;
- Direitos das Crianças;
- Direitos das Mulheres;
- (Des)Igualdades de Género;
- Naturalizações e causas de violência na sociedade (casa, estrada, escola, recreio, café, estádio...);
- Violência Doméstica;
- Violência no Namoro;
- Bullying;
- Mobbing e assédio sexual,
- Sexualidades;
- Treino de competências pessoais e sociais.
Estes são os temas propostos pelo Projecto, contudo poderão ser trabalhados outros, de acordo com as necessidades e interesses dos grupos-turma.

O Seminário Final

Durante as sessões, será ainda solicitado que os/as alunos/as construam um produto final de base artística (ex: peça de teatro, dança, musica,..) que se relacione com as temáticas abordadas, e que possa ser mostrado a todos/as os/as alunos/as participantes deste projecto, e oriundos de diferentes escolas do distrito do Porto, num Seminário Final a realizar entre Maio e Junho, em cada ano lectivo, em local a divulgar.

Contactos

UMAR - Projecto Mudanças com Arte II
Rua da Cruz, número 13,
4200-247 Porto
Mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Tel: 225493135
Tlm: 916869991

A Equipa Técnica

Cecília Loureiro: Coordenadora do projecto, Psicóloga
Ariana Correia
Emanuel Oliveira

Projecto Mudanças com Arte II - Ano lectivo 2011/2012

O trabalho no ano lectivo 2011/2012 do Projecto Mudanças com Arte II, pode ser resumido nas seguintes actividades:

Estabelecimento de Protocolos com as Escolas:

  • Escola EB 2/3 de Fânzeres
  • Escola EB 2/3 Frei Manuel de Santa Inês (Baguim do Monte)
  • Escola EB 2/3 Augusto Gil (Porto)
  • Escola EB 2/3 Maria Manuela de Sá (São Mamede Infesta)
  • Escola Secundária de Valbom

Implementação do Programa de Prevenção da Violência de Género, nas seguintes turmas:

Escola EB 2/3 de Fânzeres:
Turmas: 7ºD, 8ºA, 8ºE, 8ºF
Nº de rapazes: 46
Nº de raparigas:47
Total:93
        
Escola EB 2/3 Frei Manuel de Santa Inês (Baguim do Monte)        
Turmas: 7ºA,7ºB,7ºC,7ºD,7ºE,7ºF,8ºA,8ºB,8ºC
Nº de rapazes: 90
Nº de raparigas: 86
Total: 176
        
Escola EB 2/3 Augusto Gil (Porto)
Turmas: 7ºA, 7ºB,7ºC,7ºD,7ºE, 8ºA, 8ºB, 8ºC
Nº de rapazes: 88
Nº de raparigas: 88
Total: 176
        
Escola EB 2/3 Maria Manuela de Sá (São Mamede Infesta)        
Turmas: 5ºPCA, 5ºH, 6ºF, 6ºG
Nº de rapazes: 42
Nº de raparigas: 39
Total: 81

Escola Secundária de Valbom
Turmas: 7ºA, 7ºB, 7ºC, 10ºA
Nº de rapazes: 46
Nº de raparigas: 36
Total: 82
---------------------
5 escolas - 28 turmas.