Jantar de Homenagem às feministas dos anos 70 e 80

Sábado 28 de Janeiro - 20 h - Mercado da Ribeira- Lisboa

 

Inserido nas iniciativas dos 30 anos da UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta vai realizar-se um jantar de homenagem às feministas dos anos 70 e 80, que ousaram, nessas décadas, percorrer novos caminhos dos feminismos em Portugal.
Escolhemos o mês de Janeiro como símbolo de um acto público mal amado há 31 anos atrás: a manifestação no Parque Eduardo VII,  promovida pelo MLM a 13 de Janeiro de 1975. O jantar destina-se também a obter fundos, através de um leilão de obras de arte, para um centro de documentação que a UMAR está a criar e que se irá chamar Elina Guimarães, em homenagem a uma grande feminista portuguesa do século XX.
Serão homenageadas 25 mulheres pertencentes a diversos grupos e associações feministas que já não têm existência, assim como outras mulheres que se envolveram a título pessoal na luta feminista.
A UMAR, ao completar 30 anos de vida, sente ser seu dever histórico prestar a devida homenagem a estas mulheres que ousaram afirmar-se como feministas numa época em que não era fácil assumirem-se como tal.

"Elas ousaram escrever um livro de ruptura com um tempo histórico
de clausura para as mulheres e para o país
Elas afirmaram-se como feministas apesar dos riscos
Elas falaram da dominação masculina
Elas trouxeram para o debate público a contracepção e o aborto
Elas falaram das sexualidades
Elas procuraram tornar visível a violência sobre as mulheres"
(parte do texto do folheto convite para o jantar)

Lisboa, 25 de Janeiro de 2005
UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta