25 de Novembro

Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

 

Conferência de Imprensa
Dia 24 de Novembro 2004, 4ª feira – 14.00 horas
na Livraria Ler Devagar
Rua S. Boaventura, 115 a 121 – 1200-408 Lisboa

A UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta é uma Organização Não Governamental de defesa dos Direitos das Mulheres. Uma das suas áreas preferenciais de intervenção é o combate à violência contra as mulheres.
A UMAR dispõe de vários serviços de atendimento a mulheres no Continente e nos Açores – Centros de Atendimento, Serviço de Urgência para intervenção em situações de crise/risco e a gestão de uma Casa Abrigo.

Na passagem de mais um Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres lança uma campanha nacional cujo lema é “A Violência Doméstica também MATA – Não Podemos Ignorar”.

Apelamos aos senhores e às senhoras jornalistas para que estejam presentes na Conferência de Imprensa de apresentação da referida campanha, onde entre outros aspectos:

  • divulgaremos informação sobre todas as mulheres assassinadas durante este ano por maridos, companheiros ou namorados;
  • divulgaremos a nossa experiência de intervenção junto a centenas de mulheres;
  • apresentaremos as campanhas internacionais nas quais a UMAR está envolvida, nomeadamente as desenvolvidas pela Marcha Mundial de Mulheres;
  • divulgaremos a lista de artistas que se associaram a esta campanha oferecendo obras da sua autoria.
  • O combate à violência contra as mulheres é um combate de civilização, da democracia e da cidadania – não podemos ignorar!

Lisboa, 22 de Novembro de 2004
A Direcção da UMAR