facebook1  instagram-logo1

Newsletter

nao assedio


livro-reclamacoes-170x70-1
Nota de pesar Prof. Lourdes Bandeira
Prof. Lourdes
Créditos da fotografia: https://bazardotempo.com.br/1590-2/


A UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, vem a público manifestar o profundo pesar pelo falecimento, no dia 12 de setembro de 2021, da companheira de luta, socióloga e professora, Lourdes Maria Bandeira.

A Professora Lourdes Bandeira, natural do Estado do Rio Grande do Sul, é uma das grandes referências brasileiras na luta pelos direitos das mulheres e pelo combate à violência de género. Durante os seus mais de quarenta anos de docência no Ensino Superior, maioritariamente na UNB – Universidade de Brasília, a professora Lourdes Bandeira desenvolveu e orientou importantes trabalhos sobre a temática, tendo sido a sua contribuição fundamental para a visibilização do fenómeno do femicídio no Brasil. Lourdes Bandeira, que desempenhou funções de Secretária Adjunta da Secretaria de Políticas para Mulheres do Governo Federal entre 2012 e 2015, era também coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Mulher e membro do Conselho de Direitos Humanos da Universidade de Brasília. Durante o seu segundo pós-doutoramento, realizado na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, a UMAR teve a honra de poder contar, de forma ainda mais direta, com o trabalho e as reflexões da Professora Lourdes durante o tempo de estada em Portugal, e o seu contributo será para sempre lembrado.

Em memória desta caminhada brilhante, de uma mulher à frente do seu tempo e de imensa coragem, nós continuaremos a luta. Obrigada, querida Lourdes, por ter sido e por continuar a ser uma das nossas inspirações.
Sentidos cumprimentos a todos/as os/as familiares e amigos/as.

Créditos da fotografia: https://bazardotempo.com.br/1590-2/