UMAR reúne em Weimar como parceira do novo projecto Erasmus+ "Venues of victims / / Venues of Perpetrators”
croacia abril 1

Quais referências históricas que a educação para os direitos humanos necessita hoje em dia? Qual é a relação entre a aprendizagem histórico-cívica e a actual educação em direitos humanos, e como ela está sendo implementada em programas educacionais em toda a Europa?

De 13 a 17 de Abril de 2018, representantes de doze países europeus de instituições ligadas a lugares de memória, museus, instituições de pesquisa e de educação juvenil juntaram-se em Weimar no contexto da reunião de lançamento do projecto "Venues of victims / / Venues of Perpetrators". A UMAR é a entidade parceira portuguesa deste projecto e as suas representantes foram Joana Sales e Catarina Moreira.
 
Joana em Weimar 1

Vários eventos conjuntos serão implementados em 2018. Além do seminário de lançamento em Weimar, o projecto incluirá uma formação em Poznan (Polónia), um acampamento de verão para jovens em vários lugares na Croácia e uma conferência final em Gernika.

A discussão em Weimar foi incorporada no conhecimento mútuo dos parceiros do projeto, no intercâmbio das organizações sobre suas prioridades e práticas de trabalho, no exame dos tópicos centrais do projeto e nas primeiras etapas do planeamento geral do projeto, como o Campo de Verão na Croácia.
 
Carolina em Weimar 1

O projecto global inclui o Museu In Flanders Fields (Bélgica), Documenta – Centre for Dealing with the Past (Croácia), Ústav pro studium totalitních režimů (República Checa), Sihtasutus Eesti Mälu Instituut (Estónia), Maison d'Izieu, mémorial de enfants juifs exterminés (França), Stiftung Europäische Jugendbildungs- und Jugendbegegnungsstätte Weimar (Alemanha), Lietuvos gyventoju genocido ir rezistencijos tyrimo centras (Lituânia), Narviksenteret (Noruega), Stowarzyszenie "Jeden Świat" (Polônia), UMAR - União de Mulheres Alternativas e Resposta (Portugal), SOCIALNA AKADEMIJA - zavod za izobraževanje, raziskovanje in kulturo (Eslovénia) e Gernika Gogoratuz - Centro de Investigação para a Paz (País Basco/Espanha).
 
buchenwald abril


project partners