Campo Internacional de Verão do projecto 'Venues of victims // Venues of perpetrators' na Croácia
zagreb

A UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta, parceira do projecto educativo europeu 'Venues of victims // Venues of perpetrators' coordenado pela entidade alemã EJBW - Europäische Jugendbildungs- und Jugendbegegnungsstätte Weimar encontra-se neste momento representada, por um grupo de 5 jovens, num intercâmbio internacional de jovens de educação histórico-cívica e Educação pelos Direitos Humanos (contemporânea) na Croácia de 18 a 31 de Agosto!

Finalmente, após meses de intensa preparação, mais de 60 jovens de 12 países europeus viajaram para Zagreb para participar neste Campo Internacional de Verão - implementado em estreita colaboração com instituições de educação de jovens, ONG, fundações, museus, locais memória e centros de investigação da Bélgica, França, Croácia, Lituânia, Noruega, Polónia, Portugal, Eslovénia, Espanha, República Checa e Alemanha.


O Campo Internacional de Verão lida com diferentes perspectivas e temas centrais como a interdependência entre a ordem ideológica e a representação da história, os regimes totalitários e autoritários na Europa do século XX, os desafios contemporâneos na Croácia e os problemas comuns europeus na actualidade.

Para abranger estas diferentes perspectivas, este campo terá lugar em diferentes locais da CROÁCIA: ZAGREB, VUKOVAR, PULA e RIJEKA. Todas as actividades no acampamento são implementadas por jovens líderes juvenis, apoiadas/os pela equipa de projecto e especialistas externas/os.

Os primeiros dois dias em ZAGREB foram moldados pela primeiros contactos de apresentação entre as/os jovens, a exploração do ambiente local e o debate do tema "ordens ideológicas e representação do passado" com o foco principal na "representação do passado no mundo", "museu " e " história no espaço público".
 
zagreb4

As/os participantes estão agora a participar em intensivas actividades em Jasenovac e Vukovar, caracterizados por lidar com os temas "violência ideologicamente motivada" e "violência em tempos de transformação".

O grupo visitará o antigo campo de concentração de JASENOVAC que integra o tema "violência ideologicamente motivada no contexto da 2ª Guerra Mundial". Este campo de concentração - também chamado de "Auschwitz dos Balcãs" - é contestado pela população croata e sérvia desde há décadas com uma retórica revisionista.

zagreb2

Em VUKOVAR, cidade marcada pela guerra civil na ex-Jugoslávia, as/os participantes terão a oportunidade de conhecer as representantes da iniciativa "ZENSKI SUD" (TRIBUNAL DE MULHERES) e de lidar com testemunhos de experiências de injustiça e de violências várias, incluindo as de género, sofridas hoje e no tempo da guerra civil.

Visitarão também o "SENSE - Centre for Transitional Justice" em PULA, dedicado a lidar actualmente com as experiências de violência na Croácia e em outros países pós-jugoslavos.

zagreb3

O grupo continuará a trabalhar no tema da "violência motivada pela ideologia após 1945" visitando o antigo "campo de reeducação" na ILHA DE GOLI (Goli otok).

O projecto é apoiado financeiramente por: Programa Erasmus + Juventude em Acção; Commissioner for Culture and Media of the Federal Republic of Germany; Federal Agency for Civic Education and the Children e Youth Plan (KJP)

Fotos: Theresa Rhode

*Mais notícias muito em breve!