Seminário: Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica (Convenção de Istambul) 24 de Novembro de 2017 – Auditório do CIUL
No âmbito do IPMPCVDVG da cidade de Lisboa, a UMAR, a C.M. Lisboa, em parceria com as entidades que o coordenam, promovem um Seminário sobre a Convenção de Istambul. O Seminário terá lugar no auditório do Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), no próximo dia 24 de Novembro.

Inscrições esgotadas

Esta iniciativa enquadrada no assinalar do dia 25 de Novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, tem por objectivos:

· Potenciar o conhecimento sobre a Convenção de Istambul e avaliação da sua implementação;

· Conhecer da prevalência da violência doméstica e de género na cidade de Lisboa;

· Facilitar conhecimento e debate em torno de outras formas de violência contra as mulheres inscritas na Convenção de Istambul; e,

· Contribuir para a reflexão sobre os impactos da Convenção de Istambul nas estratégias políticas, legislativas e medidas de prevenção, apoio e combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica.

Sobre a Convenção:

A Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica, vulgo Convenção de Istambul, é um instrumento jurídico vinculativo, de âmbito internacional que visa a proteção das mulheres contra todas as formas de violência, a prevenção, contribuindo para a promoção da igualdade entre mulheres e homens, por via da eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres. É também seu objectivo, conceber um quadro global de políticas, medidas de proteção e assistência, promover a cooperação internacional e apoiar as organizações e organismos responsáveis pela aplicação da lei para que cooperem de maneira eficaz, adoptando uma abordagem integrada, com vista a eliminar a violência contra as mulheres e a violência doméstica.

A monitorização da implementação desta Convenção está a cargo de um grupo de peritas/os denominado GREVIO.

A Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica foi: adotada em Istambul, a 11 de maio de 2011; aprovada pelo Governo português a 16 de Novembro de 2012; ratificada pela Assembleia da República a 21 de Janeiro de 2013; entrou em vigor em Portugal a 1 de Agosto de 2014.

seminário

25nov convencao istambul A5 v2a1
25nov convencao istambul A5 v3b 1