Direitos das mulheres e Feminismos, Braga, 3 e 4 de Julho.
ciclo 3julho

A UMAR-União de Mulheres Alternativa e Resposta, no âmbito do projeto CAPACITARTE, organiza o "Ciclo de Workshops Igualdade e Violência de Género" em Braga.
Cada workshop tem a duração de 12h e a inscrição é gratuita.

"História dos Direitos das Mulheres e dos Feminismos" é o terceiro workshop deste ciclo, irá decorrer nos dias 3 e 4 de julho e será dinamizado por Manuela Tavares.

Através de um percurso histórico de séculos vamos procurar ir às origens das discriminações das mulheres e tecer os diversos momentos em que as mulheres se levantaram para reivindicar de forma mais individual ou colectiva. A História dos Feminismos é indissociável desses momentos, assim como do pensamento de cada época e das correntes feministas que teorizaram diversos tipos de ação. Passando pelas diversas vagas ou “erupções” do feminismo chegamos à actualidade, onde se coloca a reconfiguração das correntes feministas com base na performatividade dos sexos e na contestação do binómio homem-mulher. Que desafios se colocam aos feminismos em termos teóricos e de ação política?

Manuela Tavares, co-fundadora e membro da Direcção da UMAR, é Doutorada em Estudos sobre as Mulheres pela Universidade Aberta. Foi investigadora no CEMRI (Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais no Grupo de Estudos sobre as Mulheres, Género, Sociedade e Cultura). É membro das Comissões Promotoras do Congresso Feminista 2008 e do seminário evocativo do I Congresso Feminista e da Educação (2004).

~~~ Horário ~~~
10h -13h || 14h-17h

~~~ Inscrições ~~~
Através do preenchimento do formulário: https://goo.gl/forms/4HlSasTPOuIHqCLt2
Gratuitas (sujeitas às vagas disponíveis)

Para mais informações:
capacitarte.umar.braga@gma>il.com