BIG

Apresentação e Objectivos

Uma cidadania plena só será alcançada se existir por parte de mulheres e homens a consciência da necessidade de eliminar discriminações baseadas em estereótipos sociais e de género (re)produtoras de mecanismos de exclusão. A promoção da Igualdade de Género e da Cidadania só será eficazmente efectivada mediante a acção sobre públicos estratégicos que permitam multiplicar as ideias de transformação, assentes numa participação cidadã e numa cultura de igualdade.

Com o projecto BIG pretendemos:

Orientar e apoiar as/os responsáveis das bibliotecas municipais e escolares na selecção de monografias relacionadas com as temáticas da Igualdade de Género, dos Direitos Humanos das Mulheres e da Cidadania, encaminhando também gratuitamente para estas bibliotecas títulos por nós ofertados ou títulos que são propriedade de outras entidades, como por exemplo a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).
Dinamizar sessões de sensibilização e debates nas áreas da Igualdade de Género, da Cidadania e dos Direitos Humanos das Mulheres nas bibliotecas municipais/escolares ou no espaço mais lato da Escola.
Criar kits bibliográficos, segundo níveis de escolaridade, atentos, sensíveis e adequados às temáticas da Igualdade de Género, dos Direitos Humanos das Mulheres e da Cidadania disponibilizando-os às bibliotecas municipais e escolares para que estas possam mais efectivamente promover os valores da Igualdade de Género e da Cidadania.
Promover a Igualdade de Género e a Cidadania junto de jovens utentes de Bibliotecas municipais e escolares, inserindo-os/as num trabalho em rede (Rede pela Igualdade de Género), projectado para o futuro e potenciador da eliminação de estereótipos e da promoção de boas práticas.
Criar uma exposição itinerante alusiva à temática das Mulheres no Espaço Público e Novas Masculinidades que percorrerá todas as bibliotecas escolares abrangidas pelo BIG.
Divulgar o Centro de Documentação e Arquivo Feminista Elina Guimarães (CDAF) no espaço das bibliotecas municipais/escolares, e no espaço mais lato da Escola, na medida em que o Centro possui inúmeros recursos (como por exemplo, documentação digitalizada) que decerto possibilitarão a realização de trabalhos escolares.
Facilitar a promoção de factores de coesão social, pois o envolvimento dos diferentes actores, nomeadamente de jovens de diferentes sectores sociais, poderá contribuir para a eliminação de estereótipos sociais e de género e dos respectivos mecanismos de discriminação e exclusão social.

Consulte alguns dos materiais de divulgação:

Folheto
Brochura
Cartaz

Onde está o BIG

Escolas de Lisboa e Vale do Tejo
Mais informações em www.big.cdocfeminista.org

 

Bibliotecas Municipais

Biblioteca Municipal David Mourão-Ferreira

Biblioteca Municipal Natália Correia

Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro

Biblioteca Municipal de S. Lázaro

Biblioteca-Museu República e Resistência

Biblioteca Municipal Central (Galveias)

Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva

Biblioteca Municipal dos Olivais

Olimpíadas da Igualdade

As “Olimpíadas da Igualdade” é uma iniciativa do Projecto BIG cujo objectivo principal é sensibilizar a população juvenil para os problemas da desigualdade de género e visa estimular a produção de trabalhos artísticos e jornalísticos sobre o tema, bem como divulgar o projecto “BIG – Bibliotecas pela Igualdade de Género” junto da população escolar.
Podem participar todos/as os/as alunos/as do Ensino Secundário (ou equiparados) dos concelhos de Lisboa, Odivelas, Oeiras, Loures, Montijo, Almada e Seixal, de escolas públicas e privadas.
As equipas serão convidadas a elaborar trabalhos no âmbito de pelo menos duas modalidades das “Olimpíadas da Igualdade": artes plásticas (pintura, desenho, banda-desenhada ou cartaz), literatura (conto ou poesia), fotografia, reportagem e/ou vídeo e Área de projecto.
A equipa cujo trabalho se destaque dos restantes fará uma visita de estudo a Amesterdão, ao Centro de Documentação IIAV (International Information Centre and Archives for the Women's Movement), o maior centro de documentação nas temáticas abrangidas pelo projecto BIG.
Em breve terás novas informações!
Vai consultando o nosso site em www.big.cdocfeminista.org

Parcerias

Câmara Municipal de Lisboa / Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa
Câmara Municipal do Montijo / Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva
Ministério da Educação / Rede de Bibliotecas Escolares (RBE)

Contactos

Rua de S. Lázaro, 111, 1º - 1150-330 Lisboa
21 887 30 05
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Coordenadora: Salomé Coelho
Técnicas: Joana Sales, Manuela Góis
Irene Rodrigues