Comunicados de Imprensa

UM 8 DE MARÇO COM SABOR A VITÓRIA

Comemora-se hoje, em todo o Mundo, o Dia Internacional da Mulher. É uma data simbólica que relembra as sucessivas lutas travadas ao longo dos tempos pelas mulheres.
Em toda a parte do Globo, há mulheres discriminadas económica e socialmente, há mulheres vítimas dos mais diversos tipos de violência e há mulheres oprimidas por leis e regras patriarcais. Cada vez mais, é importante e necessária a luta por uma igualdade de facto, onde Homens e Mulheres tenham acesso a direitos e deveres iguais e a uma vida mais digna.
Em Portugal, a situação das mulheres está longe de ser a ideal, mas temos a nítida convicção que o ano de 2007 perdurará na memória de milhares e milhares de mulheres. Este marco relaciona-se com a significativa vitória do “Sim”, no referendo sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez (IGV), que assinala uma grande viragem nos direitos das mulheres portuguesas.
A juntar a esta prova de maturidade dos e das eleitores e eleitoras, a Assembleia da República aprovará, ainda hoje, a lei que alterará o Código Penal e que permitirá a qualquer mulher, independentemente do seu estatuto sócio-económico, interromper ou não uma gravidez indesejada com o indispensável apoio médico.
A UMAR aproveita as comemorações do Dia Internacional da Mulher para apelar ao reforço do activismo pelos direitos das mulheres e ao reforço e aprofundamento da ligação dos movimentos de mulheres aos movimentos sociais, como ficou exemplarmente expresso nesta campanha do referendo.
A UMAR comemora este 8 de Março imbuída de um grande entusiasmo por esta vitória civilizacional, que é um marco decisivo na história das mulheres portuguesas e afirma que estará atenta à regulamentação e implementação da lei.

UMAR- União de Mulheres Alternativa e Resposta
R. S. Lázaro, 111, 1º - 1150-330- Lisboa ; 218867096;
Elisabete Brasil: 969373703; Maria José Magalhães: 964107442; Almerinda Bento: 966331059
umar.sede@netcabo.pt, umar.porto@gmail.com, umar.almada@sapo.pt